Instalar aplicativos desenvolvidos no Eclipse em dispositivos Android

Olá Pessoal,

Após as nossas primeiras aulas, devido a diversidade de fabricantes e modelos dos aparelhos, temos encontrado dificuldades em depurar nossos aplicativos desenvolvido no Eclipse direto no aparelho. Uma alternativa a este processo é desenvolver todo o layout e código fonte, testá-lo em um dispositivo virtual e em seguida instalar o APP no smartphone ou tablet e testá-lo.

Os aplicativos desenvolvidos para Android são disponibilizados no formato APK . A sigla representa o termo “Android Package”, ou seja, um pacote contém um aplicativo pronto para ser executado no Android. (“nomeapp.apk”).  A proposta deste artigo é copiar o arquivo APK gerado pelo Eclipse para o dispositivo com Android e realizar a sua instalação no aparelho.

O arquivo APK fica localizado na pasta bin da estrutura de diretórios de uma aplicação Android.

figura_1_pasta_bin.fw

Precisamos localizar este arquivo no local onde está salvo o projeto (workspace) em nosso computador e copia-lo para a memória do dispositivo. Para isto conecte o dispositivo no computador via cabo USB. Automaticamente o Android vai apresentar algumas opções para o USB, escolha a opção relacionada à Armazenamento em Massa ou similares.Quando você habilitar o Armazenamento USB, o Windows reconhecerá o smartphone/tablet como um dispositivo de armazenamento, conforme a figura abaixo.

figura_2_dispostivo_fisico.fw

Acesse os diretórios do dispositivos através do Windows Explorer, copie o arquivo APK gerado pelo Eclipse para um local de fácil acesso em seu dispositivo. Depois que o arquivo APK foi devidamente transferido para a memória interna ou cartão SD do aparelho, desconecte o USB do computador e instale através da PlayStore um gerenciador de arquivos para Android de sua preferência, recomendo: Astro File Manager.

Uma vez que tenha instalado um gerenciador de arquivos no Android, neste caso o Astro File Manager, acesse através do gerenciador, o diretório onde você colocou o arquivo APK, clique no arquivo APK e selecione a opção “Instalar/Install”. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Confirme todos os alertas sobre instalação de aplicativos de fontes não confiáveis (Essas apps não são consideradas confiáveis porque não estão na GooglePlay, para isto acesse a configuração de segurançãoou de aplicações do seu dispositivo e marque a opção FONTE DESCONHECIDA – Permitir a instalação de aplicação não Android Market).

Após realizado a instalação, basta visualizar as APPs que estão instaladas em seu dispositivo e tocar na APP que foi instalada via APK para visualizar o resultado. O processo é bastante simples e uma vez finalizado dificilmente esquerá o procedimento. Caso persista ainda alguma dúvida sobre este procedimento me procurem antes da aula para conseguirmos finalizar este processo.

Ainda tentaremos configurar os drivers corretos para depurarmos direto do Eclipse para o aparelho, mas enquanto isto esta é uma opção para visualizar o resultado em um dispositivo físico.